quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Perguntas sem resposta

Neste dia tive a honra de me estrear como Membro da Assembleia de Freguesia de Alcabideche, facto para mim de inigualável orgulho por deste modo, ter a oportunidade de através deste órgão autárquico apresentar propostas construtivas, em conjunto com os meus Camaradas com o intuito de melhorar a freguesia de Alcabideche e a qualidade de vida dos seus respectivos Fregueses.


Aproveitando do 1º ponto da Ordem de trabalhos ser "Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010" coloquei um conjunto de questões que considerei serem pertinentes ao Sr. Presidente da Junta e respectivo executivo, as quais, os mesmos consideraram não ser importantes para a Freguesia, pois não obtive qualquer resposta, tal como os meus Camaradas.


Abordei vários temas que julgo serem de relevo para a Freguesia como: Cultura, Desporto, Juventude e Participação Cívica.


Na área da Cultura abordei a inexistência de uma biblioteca Municipal em Alcabideche (maior freguesia do concelho) e o facto de que nos dias de hoje a existência de bibliotecas serem factores de redução de assimetrias e igualdade de oportunidades entre os jovens. Recordo que aquando da existência de uma Biblioteca em Alcabideche, quer a Junta como a Câmara eram geridas por autarcas do Partido Socialista. Também na Cultura, é incrível a pouca descentralização que há pelas inúmeras localidades da Freguesia, o que têm vindo a reflectir-se na existência de diversas colectividades à beira da morte (Exemplos: Manique e 1º de Julho de Alcoitão).


No que concerne ao desporto, perguntei se o executivo da Junta iria pressionar a Câmara Municipal de Cascais, para que finalmente em 2010 fosse uma realidade o arrelvamento do Campo do Zambujeiro (o único pelado do concelho). Como o verbo "pressionar" é referido um sem-número de vezes no Plano de actividades, achei estranho não haver nenhuma referência que aludisse a esta questão em particular.


O Centenário da República, que é comemorado este ano tem uma importância extrema para o país e é um óptimo instrumento para fomentar um maior espírito de cidadania entre todos. Consciente da importância de assinalar esta data, questionei o porquê das Comemorações do Centenário da República não estarem no Plano de Actividades e referi que este plano não tem uma única palavra (!) de apoio ao Associativismo Jovem na Freguesia, reflexo daquilo que é o Orçamento (?) para a Juventude que ronda uns meros 1000 euros numa freguesia que como foi referido por um elemento da bancada do PSD "está a ter um desenvolvimento enorme, com auto-estradas, hospitais, etc" no entanto a Juventude de Alcabideche merece este tratamento (ou falta dele).


Podem não acreditar, mas é verídico, não obtive uma única resposta.


Sem comentários:

Enviar um comentário