sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Declaração de voto
Opções do Plano e Orçamento para 2010

O Grupo de Lista do Partido Socialista entende que o Plano e o Orçamento de uma Autarquia são os documentos de maior importância para a sua gestão, enquanto elementos base das directrizes orientadoras da estratégia adoptada pelo Executivo da Junta.


No seguimento deste raciocínio, o Grupo de Lista do Partido Socialista de Alcabideche não entende como num quadro de grandes dificuldades económicas, a actual maioria que governa a Junta de Freguesia remete a actividade de uma das maiores Juntas de Freguesia do país para uma gestão corrente, não respondendo às necessidades e anseios da população de Alcabideche.


Não existe uma aposta em factores diferenciadores que contribuam para o progresso e que sejam capazes de criar sinergias agregadoras geradoras de um desenvolvimento estruturado e sustentado, acompanhando o natural crescimento da freguesia.


A ausência de uma estratégia é reflectida pela notória falta de investimentos que sejam efectivamente capazes de promover a redução das assimetrias e com um impacto social para além das pequenas medidas paliativas que têm sido levadas a cabo. Faltam também ideias que gerem eventos, acontecimentos, momentos e outros pontos de interesse e de visibilidade para a freguesia.


No fundo, o plano e orçamento apresentados são na sua generalidade uma cópia dos anteriores não espelhando o momento em que é apresentado, que é claramente diferente, assim como 3 meses após as eleições, seria de esperar que as propostas e promessas eleitorais constassem dos mesmos, o que não se verifica.


Assim sendo, o Grupo de Lista do Partido Socialista de Alcabideche, não pode concordar com este plano e orçamento apresentado para 2010, pois a expressão das prioridades e objectivos estratégicos é diminuta e descontextualizada da realidade, não registando qualquer inversão ou alteração substancial nas linhas orientadoras e na política definida.


Estas são as razões que levaram o PS a votar contra, deixando no entanto votos que a actual maioria seja capaz de construir uma visão de futuro para a nossa freguesia, com base na ambição que todos temos de viver num Alcabideche cada vez melhor.


Alcabideche, 14 de Janeiro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário