terça-feira, 18 de maio de 2010

Bandeiras Azuis - Tomada de posição do PS Alcabideche

Ausência de candidatura às bandeiras azuis por parte do município


O Partido Socialista de Alcabideche receia que toda esta manobra em torno de uma não candidatura por parte da Câmara Municipal de Cascais à atribuição de Bandeiras Azuis, seja apenas mais uma distracção mediática, ofuscando as razões de fundo relacionadas com o verdadeiro estado “balnear” do nosso Concelho.


Esta é uma questão que importa também aos fregueses de Alcabideche e por isso tememos que enquanto se apontam argumentos e críticas à instrução e gestão do processo de candidatura, se procure esconder e desviar a atenção da verdadeira questão que gira em torno da incapacidade que a Câmara Municipal de Cascais tem quanto ao cumprir de exigências que outros municípios cumprem.


A maioria que governa o nosso concelho argumenta com o facto de no ano transacto terem sido obrigados “a arrear a bandeira azul em algumas das praias onde desaguam ribeiras que arrastaram detritos para as águas balneares, originando análises de má qualidade”, refugiando-se ainda numa discórdia quanto aos critérios que lhe são exigidos, tais como, a “informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos”, requisitos que mais nenhuma autarquia contestou.


Questionamo-nos sobre o que diferencia o município de Cascais dos demais? Que razões podem efectivamente ser apontadas para que Cascais não se candidate à atribuição das bandeiras azuis?


Será que a actual gestão autárquica foi incapaz, mediante o investimento necessário na requalificação ambiental das ribeiras, de resolver atempadamente possíveis questões que todos os outros municípios enfrentam e que satisfazem?


Para que servem as diversas entidades para-municipais criadas por este executivo relacionadas com a área do ambiente (EMAC, Agência Cascais Natura e Agência Cascais Atlântico), ou as muito propagandeadas Agenda 21 e Portal do Mar? Serão meras “bolsas de emprego” justificadas por uma visão de um ambiente sustentável que depois não passa da demagogia dos outdoors?


No nosso entender um concelho que se diz virado para o “Mar”, não pode ser gerido e instrumentalizado desta maneira.


Condenamos veementemente esta inacção por parte do executivo camarário, que resultará inevitavelmente numa continuada perda de atractividade e de competitividade do concelho, com evidentes prejuízos para o turismo e para as actividades económicas, bem como, o desprezo pelas exigências ambientais necessárias à garantia de um saudável usufruto das praias, em boas condições de higiene, salubridade e segurança, pelos cidadãos do concelho e seus visitantes.


Alcabideche, 16 de Maio de 2010


PS Alcabideche


sábado, 1 de maio de 2010

Mais por Alcabideche


Eleições no PS Alcabideche

Realizaram-se ontem (dia 30 de Abril) as eleições para o Secretariado da secção de residência do PS Alcabideche. A lista B encabeçada por Luís Miguel Reis obteve cerca de 81% dos votos, contra os 19% alcançados pela lista A apresentada pelo camarada Carlos Estibeira.

Após o acto eleitoral, Luís Miguel Reis aproveitou para deixar uma palavra de apreço à lista A, agradecendo a elevação com que ambas as listas encararam este embate político e convidando-os desde já para participarem em conjunto na construção de um PS Alcabideche em que todos se possam orgulhar.

Aos novos eleitos desejamos um bom trabalho.